terça-feira, 21 de junho de 2011

Macarrão com falso catupiry

Na verdade, este é um blog de artesanato. Pensávamos em vender, mas vender sem conversar e se entender não é vender, né?
Então, sabendo que como artesã sou uma ótima jornalista (e também uma ótima filha da Mariangela Garcia, responsável pela “Arte das Guria”, seguida da minha irmã, que também é uma ótima filha...) e que mão boa quem tem é minha mãe; vou escrever aqui sobre culinária de emergência. Só ainda não descobri o que Jornalismo tem a ver com culinária.
Mas... o que é culinária de emergência??? É aquela culinária que vem do lado mais profundo de nosso âmago (dramática...), principalmente na madrugada, e mais principalmente, quando a geladeira está vazia... (Eureka!!! Descobri o que tem a ver com Jornalismo!)
Bom, chega de léro-léro e vamos a primeira receita (depois de me conhecer, tenho certeza que terão saudade da Ofélia... e assistirão a Ana Maria Braga):
Macarrão com falso catupiri
Rendimento: 1 porção
Ingredientes:
150gr de macarrão cozido (Acho que 100gr enche o prato, né?)
Uma xícara de leite
Meia xícara de água
Aproximadamente 50gr de queijo (pode ser aquele restinho, tipo umas três fatias que ficaram lá no fundo da “frigidér”...)
Meia colher de sopa rasa de amido de milho
Uma pitada de sal.
Como fazer:
O segredo está no molho (não é muito elaborado, não... acho até que vou ensinar meu filho a fazer.): Antes de qualquer coisa, dissolva o amido de milho na meia xícara de água fria. Reserve. Coloque o leite a ferver. Quando levantar fervura, misture o amido de milho dissolvido e mexa até engrossar. Quando estiver borbulhando, acrescente o queijo aos pedaços. Se perceber, havíamos feito um molho branco. Como o queijo vai derreter, o molho vai ficar igualzinho a um requeijão. É só colocar na massa ainda quente (tanto o molho quanto a massa...).
“Agaratio” que fica que nem na foto...
Uma vez, testei o molho com frango cortado em cubinhos e fritinho com molho shoyo, decorado com ervilha e milho... mas daí não é mais culinária de emergência. ¬¬
Fica a dica... até a próxima! ;*

Nenhum comentário:

Postar um comentário